Aprenda a minimizar gastos em tempos de Trabalho Remoto

Com toda essa reviravolta causada pelo Coronavirus, muitos hábitos e rotinas irão mudar. Diante disso, é importante rever alguns aspectos de nossa vida, principalmente aqueles referentes às nossas finanças porque agora, com essa nova onda do momento de Trabalho Remoto, veremos um aumento expressivo em nossas despesas. Você pode estar pensando “eu não vou precisar ir para o trabalho, eu vou economizar com transporte” e achar que isso é o suficiente. É claro que é um ponto relevante em nossas despesas contudo não é o único. Veja o meu caso, eu costumo sair de casa às 07h30 da manhã e retornar só as 17h30. Eu almoço no trabalho e tenho a “economia” da energia e gás ao longo de todo o dia. Um bom exemplo eu apresentei certa vez em um treinamento que ministrei, mostrei aos participantes que obtive uma economia média de 25 reais só por desligar o modem de internet ao sair pela manhã.

Agora a situação é outra. Ficar o dia todo em casa não só aumenta nossas despesas com energia elétrica mas também nos fará ter gastos expressivos com alimentação já que teremos que cozinhar agora ou comprar nossa alimentação. Não que eu não faça isso! Durante a noite e finais de semana sempre cozinho. Agora, eu terei a alimentação do dia pra fazer. E é impressionante que ao ficar em casa tenho a impressão de que minha fome aumentou! Isso acontece com você?

Bom, com essa nova situação de cozinhar em casa aumenta as despesas com mercado. Além disso temos aumento no consumo de gás, de água, energia, detergente para lavar a louça e muito mais. Nota que os gastos aumentam? Pois é, difícil mas é a realidade.

Para minimizar um pouco o impacto de tudo isso, eu utilizo uma planilha simples que me ajuda a fazer algo que muitos brasileiros não fazem: barganhar preço. Por esse motivo, vou ensinar a montar uma planilha para fazer orçamento das coisas que você precisa comprar. Lógico que isso é muito pouco mas já é alguma coisa não é?

Bom, para construção dessa planilha utilizaremos o programa mais conhecido de planilha eletrônica, o Excel. Contudo essa orientação também vai funcionar no Libre Office Calc, no Spreadsheets do Google Drive e WPS Spreadsheets.

Estas são as duas funções que usaremos: =ÍNDICE( ) e a =CORRESP( ).

Essa planilha está disponível para download no final deste artigo. Ela é apenas uma proposta que serve para te ajudar na compreensão no uso das funções, você poderá remodelar sua planilha da forma que lhe convier. Fique a vontade para isso! Veja na imagem a seguir o exemplo utilizado:

Nas colunas F e H temos Menor Preço e Local respectivamente. Esta última nos mostrará qual empresa apresentou o menor valor.

Neste exemplo estou montando uma planilha para orçamentos de produtos de farmácia e Material de Construção. Note que para as farmácias adotei os nomes FarmA, FarmB e FarmC. Você deverá colocar o nome da farmácia em que fará o orçamento. O mesmo fiz para os Material de construção com LojaA, LojaB e LojaC. Não esqueça, substitua pelo nome do local onde fará o orçamento.

Como todo bom orçamento, precisamos ter ao menos 3 consultas para identificar qual é o menor valor. No meu caso eu tenho algo parecido para farmácias de manipulação. Eu faço orçamento em todas as farmácias existentes na cidade onde moro. Atualmente totalizam 9 empresas diferentes. Sempre dá diferença de uma para a outra. Sempre!

A função ÍNDICE serve para retornar um valor ou a reverência dele a partir de um intervalo. Já a função CORRESP serve para encontrar um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item. Complicado? Vamos ver como isso se dá através do vídeo a seguir:

Notou que a junção das duas funções trás pra nós um resultado interessante. A primeira, a ÍNDICE, mostra o nome da farmácia a partir de um dos valores. A segunda, a CORRESP, pega o menor valor como referência e entrega esse menor valor para a ÍNDICE que mostra pra nós qual Farmácia apresentou esse menor valor. Interessante não é? Pratique o uso dessas duas funções e caso tenha alguma dúvida, deixa o seu comentário que ficarei feliz em responder! Até a próxima!

Download da planilha criada nesse artigo: baixar.

A importância da postura em tempos de Home Office

Muito tem se falado sobre Home Office, trabalho remoto e até teletrabalho (termo empregado pelo Governo do Paraná em seu decreto n.º 106511 de 21 de Março de 2020). Bom, esse novo momento vai promover transformações na forma de trabalhar. 

Mas o que é Home Office?

Pixabay

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o Home office como é conhecido, nada mais é do que trabalhar em casa e é algo já adotado por muitas empresas de tecnologia. Isso tem uma relação com o fato de as organizações necessitarem, de alguma forma, manter os seus talentos. Esse seria uma espécie de benefício a um bom profissional para que ele queira ficar na empresa. Muitas delas que tem sua sede fora do Brasil, mantêm suas filiais aqui no país. Muitas nem filiais tem, ou seja, o profissional trabalha diretamente com uma equipe espalhada pelo mundo todo. Tenho vários conhecidos que moram no Paraná e trabalham com uma equipe mantida por sua sede que, geralmente, está em São Paulo que, por sua vez, está vinculada a sua matriz que fica em algum lugar fora do país. Isso é muito comum na área de tecnologia.

Agora com a pandemia do COVID-19, como forma de frear a proliferação da doença, muitas organizações estão se vendo “forçadas” a promover o trabalho remoto para proteção de seus colaboradores e para evitar que o cenário se estenda por longo tempo. Muitas delas precisam se adaptar a esse novo contexto uma vez que nunca adotaram esse formato de trabalho. Um elemento muito importante nisso tudo não está em foco e me chamou a atenção e todas as leituras que tenho feito nestes dias. Diz respeito à postura de trabalho.

Em vários treinamentos que já ministrei, é interessante ver o quanto a postura é algo relevante nos dias de hoje. A maioria das pessoas não dá muita atenção a isso mas estudos da Organização Mundial de Saúde mostram que 85% da população mundial sofre com dores nas costas. 

A importância da postura

Wikipedia

Para se evitar o grande mal que prejudica grande parte da população, é importante ter em mente que a postura é algo que merece nossa atenção. Isso porque o seu emprego incorreto nos causará problemas futuros de saúde. 

A coluna é a principal vítima da má postura. A grande maioria das pessoas, associado a um quadro de falta da prática de exercícios, sofre desse mal. 

Para quem está em Home Office neste momento, vale a pena saber e é aconselhável que se tenha uma estrutura mínima composta por uma boa mesa e cadeira adequada. A cadeira precisa ser regulável. Recomenda-se que se consiga regular a altura, o encosto e os braços para que você ajuste da melhor maneira possível. Se você fizer uma pesquisa por imagens no Google com os termos postura no computador vai encontrar várias imagens que mostram a forma correta de uso de computador não só em casa mas em qualquer lugar. 

Os ambientes de trabalho pelos quais já passei, encontro com frequência, o emprego incorreto da postura. Isso é preocupante pois acarretará, sem dúvida alguma, em problemas futuros.

Você deve estar pensando que usar computador no sofá ou até mesmo na cama é mais confortável e que por esse motivo vale mais a pena. Está enganado. O falso conforto que lugares como o sofá e cama oferece esconde muitas coisas ruins que irão se manifestar com o tempo. Estes são os piores lugares para uso de computador. Por exemplo, no sofá você vai buscar por uma postura mais confortável, geralmente, inclinando sua cabeça para frente. Isso aumentará a pressão sobre sua coluna ocasionando lesões no longo prazo. Com a cama acontece da mesma forma. Além disso, é importante estar em constante movimento. Você precisa se levantar e andar frequentemente para mudar de postura, o que evitaria uma provável lesão e dores. 

Tenho visto muitas postagens que mostram a utilização de videoconferência como meio de reunião para aqueles que estão trabalhando como home office. Se você já viu alguma situação assim nestes últimos dias, deve ter notado que a grande maioria das pessoas estão sempre olhando para a baixo. Isso me faz pensar que estão usando o notebook e esse notebook está sem uma elevação. Mas o que é essa elevação? Vejamos adiante.

Se você, assim como eu, tem um notebook, algumas observações são importantes. O ideal desse tipo de equipamento é colocá-lo sobre a mesa apoiado num suporte para elevá-lo ao nível de sua visão2. Evite ao máximo manter sua cabeça num ângulo mais baixo, isso é muito prejudicial. Posso falar com propriedade de causa, a minha cervical sofre muito atualmente em virtude do constante uso incorreto que tenho feito com meu notebook. 

Para elevar seu notebook você precisará de um suporte e, consequentemente, um teclado e mouse para utilização. Dê um Google e procure por suporte para elevação de notebook. Vai gostar dos resultados.  

Por fim, outro elemento muito importante é o constante exercício que devemos fazer não só com as pernas e braços mas também com a cabeça. Fazer leves movimentos que recorde um alongamento auxilia muito para se evitar danos ao corpo. Além disso, alguns especialistas dizem que é importante caminhar a cada meia hora. Isso ajuda a colocar seu corpo em movimentos constantes. Faça alongamentos com os braços e mãos também. É importante manter sua coluna, cotovelos e pernas num ângulo de 90 graus. Você pode estar dizendo “mas fazer isso é que é ruim”. Ouço isso com frequência das pessoas que participaram de meus treinamentos. Isso acontece porque já acostumamos mal nosso corpo. A reeducação é mais complicada mesmo mas faça um esforço, você vai me agradecer no futuro.

1 – Acesso: Fonte 1

2 – Acesso: Fonte 2

Fonte de leitura: Fonte 3

Utilizando o cliente de arquivos Filezilla

Os clientes FTP, como são conhecidos, são ótimas ferramentas que contam com interface gráfica e auxiliam na tarefa de comunicação entre clientes e servidores. Muito utilizado para colocar aplicações em ambiente de produção, os clientes FTP facilitam essa tarefa ao disponibilizar meios simples que permitem, com alguns cliques do mouse, colocar uma aplicação no ar.

Um dos mais utilizados atualmente é o Filezilla por se tratar de uma ferramenta multiplataforma, que funciona no Windows, MacOS e no GNU/Linux, o Filezilla oferece meios seguros para a função que se propõe cumprir.

É necessário entender a diferença entre as tecnologias FTP e SFTP para entender um pouco sobre camada de segurança nas conexões dessa natureza.

Filezilla é um programa que oferece as duas formas de conexão. Por este motivo, adotaremos por padrão a conexão do tipo SFTP por se tratar de uma das formas de comunicação mais seguras disponíveis atualmente.

Observação: Não se faz necessário baixar a versão Pro do programa. A versão básica já nos atenderá.

Vamos à instalação:

Para iniciar, você deve acessar a página do projeto em:

<https://filezilla-project.org/>

Agora, faça o download da versão de instalação adequada à arquitetura de sua máquina. Caso não tenha noção do que estou falando, recomendo uma leitura simples e de fácil entendimento disponível aqui.

Feito o Download, vamos à instalação:

No Windows

Clique no botão I Agree
Deixe a primeira opção nesta tela marcada e clique em Next.
Clique em Next.
Não faça alterações. Clique em Next.
Novamente basta clicar em Next.
Clique em Finish.
Esta orientação também vale para a versão do sistema GNU/Linux. Vá ao menu Editar – Configurações. Na janela que surge, localize a opção SFTP, em seguida, clique sobre o botão Adicionar arquivo chave e insira sua chave privada. ATENÇÃO: Tenha certeza de que está fazendo isso em um computador de uso pessoal. Não utilize sua chave privada SSH em qualquer máquina.

Pronto, agora você está com sua chave privada devidamente configurada. Basta agora criar uma configuração de conexão para facilitar seu trabalho de conexão.

Vá para o menu Arquivo – Gerenciador de Site. Clique na opção Novo Site e em seguida aparecerá a janela a seguir.

Do lado direito da janela, na guia Geral será necessário alterar alguns parâmetros. Veja:
Protocolo – SFTP – SSH File Transfer Protocol
Host – O host de seu servidor
Porta – Porta utilizada para conexão
Tipo de logon – Interativo
Usuário: informe o nome de usuário para conexão

Pronto, basta clicar em OK para salvar sua configuração. Agora, sempre que quiser se conectar ao servidor utilizando este programa, basta abrí-lo, como na figura a seguir:

Neste link você tem condições de acessar um breve tutorial como ensina a utilizar esta ferramenta. O material está todo em Inglês.

Bom trabalho!

Para saber como instalar o filezilla em distribuições GNU/Linux, acesse este post e realize os passos sugeridos pelo autor.

Referências

http://acesso.serpro.gov.br/hod/pt_PT/help/ftpoverview.html
https://meunegocio.uol.com.br/academia/tecnologia/ftp-ftps-e-sftp-o-que-sao-e-para-o-que-servem.html#rmcl
https://www.edivaldobrito.com.br/cliente-ftp-filezilla-no-ubuntu-16-04/

Conexão remota com par de chaves SSH entre computador Windows e GNU/Linux

A segurança da informação tem sido tema de muita discussão sobretudo nos últimos anos. Aliado a isso, o trabalho de muitos profissionais da computação que desenvolvem suas funções remotamente tem ganhado destaque nesse contexto. Ainda existem muitos colegas que desconhecem métodos seguros para o tráfego de informações na internet.
Neste sentido, este breve artigo tem como proposta orientar todos os profissionais que queiram entender melhor como funciona um ambiente de produção que utiliza ambiente seguro para tráfego de informações ou simplesmente informar para que serve e como funciona isso.
Utilizaremos o seguinte ambiente para este exemplo:

Imaginemos que o PC do diagrama anterior pode ser dotado de qualquer sistema operacional. Temos os principais disponíveis no mercado: Windows, GNU/Linux e MacOS. Na outra ponta dessa conexão, temos um servidor GNU/Linux. Este, deve ser o ambiente acessado remotamente. Para efeito, assumimos que este servidor está configurado com com servidor web e nossa tarefa principal é atualizar aplicações disponíveis nesse ambiente. Para isso, utilizamos em nosso trabalho diário o FileZilla, cliente de acesso FTP SFTP. Agora vem a grande sacada que é a criação de par de chaves SSH para estabelecer essa conexão de maneira segura. Utilizaremos o PuttyGen para isso. Vamos aprender a utilizá-lo a partir do Windows e do GNU/Linux.

No windows

para sistemas operacionais windows nós temos a versão executável disponível para download aqui. Neste momento vamos baixar a versão 0.70 chamada putty-64bit-0.70-installer. Após o download completo vamos à instalação:

Basta seguir os passos clicando em Next e por fim em Install. Ao final aparecerá na relação de programas do Putty, o PuttyGen que utilizaremos para criar nosso par de chaves.

Agora, vamos executá-lo para criar nosso primeiro par de chaves SSH que utilizaremos no FileZilla. Veja:

O processo a seguir é muito simples. Nós deixaremos a opção “Type of key to generate” (Tipo de chave a ser gerado) marcado na opção RSA por se considerada o sistema criptográfico mais seguro atualmente. A opção “Number of bits in a generated key” também pode ser mantido em 2048. No entanto, é possível aumentá-lo para 4096. Isso aumenta ainda mais a segurança de seu par de chaves. Em seguida movimente o mouse sobre a janela para que a geração do par de chaves possa progredir. Ao final, a janela a ser mostrada será:

Note que a área selecionado refere-se ao script de sua chave pública. Este pode e deve ser compartilhado para troca de e-mails por exemplo. É esse script que deverá ser inserido no servidor GNU/Linux que pretendemos acessar remotamente. No entanto, ainda é possível inserir uma senha em seu par de chaves para aumentar ainda mais a segurança. Para isso, basta digitá-la nos campos “Key passphrase” e “Confirm passphrase”. Deixaremos esse campo em branco neste exemplo. Agora basta salvar as suas chaves clicando sobre os botões “Save public key” e “Save private key”.

ATENÇÃO

A sua chave privada não deve, em hipótese alguma, ser transferir por meios inseguros como, por exemplo, por e-mail. Ela deve ser mantida a 7 chaves utilizando-se para isso os meios mais seguros dos quais você disponha. Ela é a parte que deve ser mantida em sigilo absoluto. É intransferível devendo ser utilizada somente por você.

Agora você pode salvar suas chaves. Ao fazê-lo, será apresentado a tela padrão de salvamento utilizada pelo Windows.

Nela nos será solicitado a inserção de um nome para a chave a ser salva. Sugiro que coloque o mesmo nome nas duas chaves completando-o com os termos “publico” para a chave pública e “privado” para a chave privada como na figura anterior. Assim você conseguirá identificar facilmente as duas chaves e evitará de enviar a chave errada a alguém.

No GNU/Linux

Para este caso utilizaremos uma distribuição GNU/Linux Debian com interface gráfica XFCE. Nela, basta abrirmos o “Gerenciador de pacotes Synaptic” como mostra a figura a seguir:

Será solicitado que informe a senha de superusuário de seu sistema ou do usuário comum caso esteja inserido no sudoers. Digite a senha e na próxima tela será possível pesquisar o programa Putty. Veja:

Em seguida, basta procurar do lado direito nos resultados o nome do programa (Putty) e clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher a opção “Marcar para instalação”:

Pronto, agora você já pode utilizar seu par de chaves para conexão entre computador cliente com Windows e um computador Servidor com GNU/Linux. Você deve colocar a chave pública no servidor GNU/Linux.

Neste gerenciador, se houver algum pacote ou dependência, será marcado automaticamente. Marque e clique no menu superior em “Aplicar” e depois em “Apply”. Pronto, ele iniciará a instalação. Depois de instalado, o putty poderá ser acessado via terminal linux. Abra o terminal de sua escolha e inicie o procedimento de criação de seu par de chaves ssh com o puttygen. Basta, para isso, executar os seguintes comandos:

puttygen -t rsa -b 2048 -o chaveprivada.ppk

Aqui será solicitado uma passphrase. Basta deixar em branco e apertar a tecla “Enter” duas vezes.

Agora, criaremos a chave pública:

puttygen -L chaveprivada.ppk

Caso reste dúvidas leia o material oficial disponível na internet em: < https://www.ssh.com/ssh/putty/linux/ >.

Pronto, agora você já tem o seu par de chaves. Basta utilizá-lo.

Fontes:
https://www.ssh.com
http://www.dc.ufscar.br/suporte/nossa-rede/acesso-remoto/ssh-usando-putty
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/encryption

Conexões SSH, SCP, Rsync e Scripts usando Chave Pública e Privada