A importância da postura em tempos de Home Office

Muito tem se falado sobre Home Office, trabalho remoto e até teletrabalho (termo empregado pelo Governo do Paraná em seu decreto n.º 106511 de 21 de Março de 2020). Bom, esse novo momento vai promover transformações na forma de trabalhar. 

Mas o que é Home Office?

Pixabay

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o Home office como é conhecido, nada mais é do que trabalhar em casa e é algo já adotado por muitas empresas de tecnologia. Isso tem uma relação com o fato de as organizações necessitarem, de alguma forma, manter os seus talentos. Esse seria uma espécie de benefício a um bom profissional para que ele queira ficar na empresa. Muitas delas que tem sua sede fora do Brasil, mantêm suas filiais aqui no país. Muitas nem filiais tem, ou seja, o profissional trabalha diretamente com uma equipe espalhada pelo mundo todo. Tenho vários conhecidos que moram no Paraná e trabalham com uma equipe mantida por sua sede que, geralmente, está em São Paulo que, por sua vez, está vinculada a sua matriz que fica em algum lugar fora do país. Isso é muito comum na área de tecnologia.

Agora com a pandemia do COVID-19, como forma de frear a proliferação da doença, muitas organizações estão se vendo “forçadas” a promover o trabalho remoto para proteção de seus colaboradores e para evitar que o cenário se estenda por longo tempo. Muitas delas precisam se adaptar a esse novo contexto uma vez que nunca adotaram esse formato de trabalho. Um elemento muito importante nisso tudo não está em foco e me chamou a atenção e todas as leituras que tenho feito nestes dias. Diz respeito à postura de trabalho.

Em vários treinamentos que já ministrei, é interessante ver o quanto a postura é algo relevante nos dias de hoje. A maioria das pessoas não dá muita atenção a isso mas estudos da Organização Mundial de Saúde mostram que 85% da população mundial sofre com dores nas costas. 

A importância da postura

Wikipedia

Para se evitar o grande mal que prejudica grande parte da população, é importante ter em mente que a postura é algo que merece nossa atenção. Isso porque o seu emprego incorreto nos causará problemas futuros de saúde. 

A coluna é a principal vítima da má postura. A grande maioria das pessoas, associado a um quadro de falta da prática de exercícios, sofre desse mal. 

Para quem está em Home Office neste momento, vale a pena saber e é aconselhável que se tenha uma estrutura mínima composta por uma boa mesa e cadeira adequada. A cadeira precisa ser regulável. Recomenda-se que se consiga regular a altura, o encosto e os braços para que você ajuste da melhor maneira possível. Se você fizer uma pesquisa por imagens no Google com os termos postura no computador vai encontrar várias imagens que mostram a forma correta de uso de computador não só em casa mas em qualquer lugar. 

Os ambientes de trabalho pelos quais já passei, encontro com frequência, o emprego incorreto da postura. Isso é preocupante pois acarretará, sem dúvida alguma, em problemas futuros.

Você deve estar pensando que usar computador no sofá ou até mesmo na cama é mais confortável e que por esse motivo vale mais a pena. Está enganado. O falso conforto que lugares como o sofá e cama oferece esconde muitas coisas ruins que irão se manifestar com o tempo. Estes são os piores lugares para uso de computador. Por exemplo, no sofá você vai buscar por uma postura mais confortável, geralmente, inclinando sua cabeça para frente. Isso aumentará a pressão sobre sua coluna ocasionando lesões no longo prazo. Com a cama acontece da mesma forma. Além disso, é importante estar em constante movimento. Você precisa se levantar e andar frequentemente para mudar de postura, o que evitaria uma provável lesão e dores. 

Tenho visto muitas postagens que mostram a utilização de videoconferência como meio de reunião para aqueles que estão trabalhando como home office. Se você já viu alguma situação assim nestes últimos dias, deve ter notado que a grande maioria das pessoas estão sempre olhando para a baixo. Isso me faz pensar que estão usando o notebook e esse notebook está sem uma elevação. Mas o que é essa elevação? Vejamos adiante.

Se você, assim como eu, tem um notebook, algumas observações são importantes. O ideal desse tipo de equipamento é colocá-lo sobre a mesa apoiado num suporte para elevá-lo ao nível de sua visão2. Evite ao máximo manter sua cabeça num ângulo mais baixo, isso é muito prejudicial. Posso falar com propriedade de causa, a minha cervical sofre muito atualmente em virtude do constante uso incorreto que tenho feito com meu notebook. 

Para elevar seu notebook você precisará de um suporte e, consequentemente, um teclado e mouse para utilização. Dê um Google e procure por suporte para elevação de notebook. Vai gostar dos resultados.  

Por fim, outro elemento muito importante é o constante exercício que devemos fazer não só com as pernas e braços mas também com a cabeça. Fazer leves movimentos que recorde um alongamento auxilia muito para se evitar danos ao corpo. Além disso, alguns especialistas dizem que é importante caminhar a cada meia hora. Isso ajuda a colocar seu corpo em movimentos constantes. Faça alongamentos com os braços e mãos também. É importante manter sua coluna, cotovelos e pernas num ângulo de 90 graus. Você pode estar dizendo “mas fazer isso é que é ruim”. Ouço isso com frequência das pessoas que participaram de meus treinamentos. Isso acontece porque já acostumamos mal nosso corpo. A reeducação é mais complicada mesmo mas faça um esforço, você vai me agradecer no futuro.

1 – Acesso: Fonte 1

2 – Acesso: Fonte 2

Fonte de leitura: Fonte 3

4 comentários em “A importância da postura em tempos de Home Office”

    1. Obrigado Bruna. Que bom que gostou! Espero que as dicas sejam úteis. Sugiro que leia as duas fontes que deixei no artigo também tá. Vale muito a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *